segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Saber escutar os verdadeiros sinais...


Olá!


Hoje, quero compartilhar aqui alguns exemplos que conheci na minha caminhada em busca das melhores práticas das descobertas através de uma verdadeira e interessada escuta.
Quando refiro-me à escuta, cito esta como o mecanismo mais amplo de captação de sinais. Um sistema que, se bem estimulado, pode ser o diferencial entre a verdadeira e inspiradora liderança e o correto estímulo ao desenvolvimento de potenciais.





Caso 01 - Professores-mentores

"Professores precisam ser mentores". Esta afirmação, citada pela palestrante e genial escritora americana, Temple Grandin, uma autista que teve a sua vida literalmente transformada ao ter contato com um professor que soube "escutar" os sinais e, percebeu como poderia extrair dela o seu melhor. Ela conta no TED Talks (abaixo) como funciona o raciocínio de autistas e, o filme (trailer abaixo), lançado em 2010 narra a sua história pessoal, contando os passos que percorreu até transformar modelos e quebrar paradigmas. E tudo começou com um professor-mentor persistente e dotado de habilidade de escuta.




(link original: https://www.ted.com/talks/temple_grandin_the_world_needs_all_kinds_of_minds)


Caso 02 - O professor de espantos

Esta é a provocação do mestre Rubem Alves, um verdadeiro gênio da Educação transformadora. Rubem nos presenteia neste vídeo com uma brilhante explanação de como professores podem liderar o desenvolvimento dos talentos através de uma respeitosa e atenciosa percepção de sinais para realmente provocar a curiosidade e, com isso, estimular a verdadeira educação. Líderes, pais, professores podem inspirar suas carreiras nesta prosa com o mestre Rubem. Assista:




Caso 03 - A escuta da criatividade

Neste TED Talks, Sir Ken Robinson apresenta uma divertida e inspiradora explanação sobre como a percepção de um verdadeiro líder pode descobrir e incentivar o desenvolvimento do potencial humano. Educação pode ser diferente e transformadora.


(link original: https://www.ted.com/talks/ken_robinson_says_schools_kill_creativity)


Caso 04 - Pais brilhantes, professores fascinantes


Neste tópico, recomendo a leitura do livro do prof. Augusto Cury com este mesmo tema. Leitura indispensável para trazer reflexões acerca dos exemplos que estamos propondo aos que convivem conosco. Anexei também um pequeno trecho de entrevista que o autor concedeu sobre o assunto.




Estes casos, fazem parte do meu repertório de insights e pesquisas acerca do tema "Escuta" que inspiraram os capítulos do meu livro. Tenho certeza que poderão lhe trazer reflexões interessantes e lhe apoiar no seu desenvolvimento.

Forte abraço.




3 comentários:

  1. Ola Rodrigo... Como sempre, genial primo.
    Escutar para lapidar. Lapidar para adicionar valor...
    Escutar para afinar. Afinar é dar a pressão exata a cada integrante de seu time, cada integrante uma nota musical. Se aplicar pressão demais, arrebenta, se afrouxar não toca. Simples assim. Aprendi isso com um mestre chamado Rodrigo Leite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Oi Wagner, muito obrigado pelo sempre gentil comentário aqui nestes posts. Você é um professor dedicado e que tenho o prazer em compartilhar as reflexões e inquietações da educação. Seja sempre bem vindo! Abraços.

      Excluir