quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

A ocasião não faz o ladrão. Ela o revela!


Olá!


Creio que você conheça o dito popular: "A ocasião faz o ladrão". Nesta minha caminhada tendo a Educação como missão e o mundo corporativo como ambiente, tenho aprendido que este ditado está incorreto. Pensando nisso e tendo alguns autores inspiradores por perto, me veio uma outra versão e percebo que é mais adequada:

"A ocasião não faz o ladrão, 
ela apenas o revela"


Sim, tenho aprendido que há muitas pessoas que são expostas às mais diversas ocasiões para cometerem ilícitos, contudo jamais o fazem, ao mesmo tempo, para outros a máscara simplesmente cai.

Neste momento, vem à cabeça a importante missão dos pais, pois é destes, o papel da Educação. A formação familiar é, sem dúvida alguma, o bastião do caráter, do comportamento, da prática honesta e verdadeira dos valores. Infelizmente, muitos pais confundem este papel e o delegam 100% para a escola, ou outros meios, como o único local revelador e formador. À escola cabe o ensino, a aprendizagem, a convivência e o preparo social, quanto que à família destaca-se o poder de educar.

A ocasião simplesmente o revela, pois a formação já o fez. Já o moldou com o caráter e personalidade. Por este motivo, reforço o importante papel que a liderança possui ao ser o agente propulsor desta importante revelação.

Líder, aprender a descobrir os revelados talentos em sua equipe, pode ser um importante desafio. Revelar o poder de criação de cada integrante de seu time. Fortalecer e lapidar o que cada um tem de melhor. Maravilhar-se com a imperfeição humana e permitir a sinceridade como prática diária. Pode ser este um caminho interessante a seguir.

Proponha ocasiões para revelações e conheça profundamente o que moldou as pessoas que convivem contigo. Participe e interaja a ponto de interessar-se pela alma e não somente pela competência. Seja você, líder, o agente revelador.

Revelando o que está oculto, conhecendo-se o que está subscrito, dando luz ao que não foi dito. É simples assim, interessando-se por gente! 

Pode ser que não goste do que irá descobrir, mas só o fato de descobrir a verdade já é um fato positivo. Porém, pode ser que a descoberta seja tão intensa e verdadeira que lhe mostrará os resultados que tanto busca.

Pense nisso!

Forte abraço.


6 comentários:

  1. Seus textos retratam nosso dia a dia, e nos remetem a reflexão, ajudando-nos na nossa vida corporativa e também pessoal.Nesse,tomei a liberdade e resumi em três palavras : interessar-se por gente ! Arrasou como sempre, parabéns !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anonimo, muito obrigado pelo gentil comentário.
      Fico feliz que tenha gostado. Fique à vontade para visitar este espaço e participar das discussões e compartilhar suas experiências.
      Abraços

      Rodrigo

      Excluir
  2. Olá caro amigo rodrigo gostaria de agradecer por ter o privilégio de Assistir as aulas dadas por vc me ajudaram muito agradeço de coração!! Que Deus possa continuar te abençoando parabéns! Um grande abraço!!.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá grande Michael, que bom vê-lo aqui! Seja sempre muito bem vindo para conhecer os textos e deixar seus comentários. Agradeço sua gentileza e conte comigo para aprendermos juntos diante das barreiras do caminho. Forte abraço!

      Excluir
  3. Interessante abordagem sobre o papel do líder. Muitas vezes só queremos enxergar o que nos é superficialmente objetivo e que nos interessa de imediato. Muito da alma fica omisso aos nossos olhos não só por que as pessoas não revelam, mas também por que não queremos ver. Abraços.
    Lise Ximenes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lise, pois é também creio que existam detalhes importantes que só um estudioso da mente e alma humanas consegue identificar. Muito obrigado pelo gentil comentário. Seja sempre bem vinda. Abraços.

      Excluir