sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Bandeja de Insights de 2013



Olá!


Nesta missão de compartilhar o que tenho aprendido pelo caminho, durante o ano de 2013, tive a oportunidade de escrever aqui e de receber valiosas contribuições que só enriqueceram os insights registrados neste espaço. 

Quero deixar meu sincero agradecimento a todos e todas que dedicaram seu tempo, respeito e carinho, seja ao ler, compartilhar ou deixando comentários nos artigos que escrevi.

Assim, reservei nesta postagem, uma coletânea que chamei de "Bandeja de Insights de 2013", onde há um breve resumo e o respectivo acesso, organizando o conhecimento armazenado e produzido por todos nós. Para mim, todos são "ovos de ouro", pois são registros de aprendizados valiosos em meu caminho. 

Fique à vontade e sirva-se do conteúdo desta bandeja. Espero que sejam úteis para você e sua equipe!


A Bandeja de Insights 2013:




1. Uma nova forma de análise

Neste post, há um material sobre as escolhas e as promessas. Um convite para uma reflexão acerca da adaptação às mudanças, em que estas são elementos necessários à nossa existência. 
As anotações revelam uma outra face dos paradigmas e como podemos agir para conquistar outros patamares de performance individual.


2. Qual o seu estilo de liderança?
Todos somos diferentes. Nossas ações, pensamentos, comportamentos, refletem muito esta condição de diferenças. Neste post, compartilho sobre o conceito dos Estilos de Liderança e, para facilitar, optei por reduzir em 3 estilos básicos, a fim de orientar as nossas reflexões. Desta forma, esta postagem é introdutória e possui 3 outras postagens seguintes como complementos:

  1. Visão geral sobre os estilos
  2. O Estilo Autoritário
  3. O Estilo Democrático
  4. O Estilo Liberal

3. Você é uma folha seca?

Este artigo foi o mais acessado do ano. Os insights produzidos a partir de uma reflexão que tive com meu mestre Kishikawa Sensei, foram muito importantes para dar vigor e sequência na caminhada. 
Neste post trago anotações sobre a força de vontade, o comprometimento com os objetivos e a firmeza de propósito. Ao ler você será instigado a refletir se é como uma folha que merece ser varrida pelo vento!


4. Quer aprender a prever o futuro?

Sou muito grato ao meu mestre Kishikawa Sensei. Desta vez, encontrei em seu livro “Shin Hagakure - pensamentos de um samurai moderno”, uma citação que me inspirou acerca do preparo constante, da continuidade necessária aos resultados superiores. Nada vem de graça, e o esforço é o preço a ser pago para a conquista do que se deseja. Se você realmente quer algo, este post pode lhe ajudar a medir se realmente você está fazendo alguma ação efetiva para chegar até lá.

5. Vítima ou Protagonista?

Neste artigo, registrei algumas de minhas crenças sobre postura. Neste, você encontrará algumas reflexões minhas e de outros autores sobre a forma como podemos escolher agir diante das situações. Coloquei em dois modelos: o vítima e o protagonista. O posicionamento frente aos resultados obtidos, o conceito de culpa e consequências, são alguns insights compartilhados.


6. O poder da Gratidão

Nesta postagem, estão registradas algumas reflexões sobre a gratidão. Utilizando uma prática comum entre a cultura japonesa, anotei que agradecer é ato de alto nível. Saber agradecer e realmente ser grato a tudo e a todos. A todo momento temos oportunidade de aprender e, devemos ser gratos por este motivo também.


7. Os 3Rs da Liderança

Este artigo foi inspirado em uma prosa que tive sobre liderança, com um amigo, ex-colega de trabalho e sempre parceiro de aprendizados. Em nossa conversa, vimos os elementos da liderança, onde de forma simples, sintetizamos em três palavras poderosas: Razão, Reconhecimento e Recompensa. Nestas 3 palavras encontramos alguns significados que compartilhei nesta postagem.


Para mim, todos os conteúdos desta bandeja valem muito. E, se algum deles se servir como inspiração em sua caminhada, que seja o seu "ovo dourado". Este é o meu desejo!

Aproveite a leitura, e fique sempre à vontade para deixar seus comentários.

Forte abraço.