sexta-feira, 5 de abril de 2013

Você é uma folha seca?


Olá!


Acredito muito no poder das palavras e, ouvi certo dia, uma frase muito sábia de meu mestre, Kishikawa Sensei: 

"As folhas secas são as primeiras a serem varridas pelo primeiro vento frio que passar"


Esta frase é tão poderosa e certeira, que mostra detalhes e mensagens muito importantes sobre nossas atitudes e modo de encararmos nossos desafios.
Tomei este sábio ensinamento como um lema para meu caminho e, sempre que alguma dificuldade aparece na minha frente, logo penso: eu não sou folha seca!

As folhas secas ou folhas mortas, simbolizam a falta de energia, a falta de vida, de vontade... Folhas secas, representam a desistência dos propósitos ou ausência deles.

Facilmente encontramos pessoas agindo como folhas secas: se muda o tempo (chuva ou muito sol), logo desistem dos exercícios físicos, se aumenta o nível de dificuldade em um trabalho, começam a reclamar e deixar para depois a solução, basta reduzir os recursos que arrumam novas desculpas para não entregar o resultado... 

Quantos livros deixaram de ser lidos no meio da leitura? Quantos já começaram a aprender tocar um instrumento mas desistiram? Quantas dietas alimentarem foram abandonadas na primeira tentação? Quantos deixaram da caminhada, só porque o tempo estava nublado ou porque o travesseiro foi mais convincente? 

Vivemos cercados de folhas secas!

Acredito que agir como folha seca ou verde é uma questão de escolha. A todos nós é oferecida a oportunidade de escolher entre agir como folha seca, desistindo logo nas dificuldades do ambiente ou como as folhas verdes, que se agarram no propósito, no sentido do que acreditam.

Acredito que agir como folha verde é um convite que todos os dias o Universo nos oferece. Os ventos frios nos testam diariamente, desafiando nossa capacidade de manter firme nossa decisão de seguir em frente com o que deve ser feito.  A força da nossa energia interior é a que nos mantém presos ao núcleo de nossas promessas, de nossos propósitos.

Então! Pare de achar desculpas e foco no seu objetivo! Se quer melhorar seu peso, já sabe o que fazer, faça! Se quer passar naquele concurso, já sabe o que fazer, faça! Agarre-se nos seus propósitos e seja folha madura, verde, cheia de energia, que não se abala quando desafiada!

Lembre-se de que o vento continuará soprando, que a chuva continuará caindo, o sol continuará queimando, que o cansaço continuará lhe tentando, que a vontade de comer de tudo continuará se apresentando... Mas o valor de teu propósito é proporcional à sua resistência, persistência, sua vontade!

Por este motivo, mesmo muitas vezes cansado, com frio, triste, dolorido, lembro me de meu mestre e repito para mim mesmo "não sou folha seca!", e tenho conseguido bons resultados para meu espírito. Creio que a vitória tem melhor valor quando o teste foi relevante. Se é fácil, esquecemos fácil.

Domo arigato gozaimashitá (muito obrigado) Kishikawa Sensei, pelo aprendizado! 

Para fechar eu te pergunto: "você é folha seca?"

Forte abraço!

Mãos em prece.