sexta-feira, 28 de junho de 2013

Vítima ou Protagonista?


Olá!


Qual a sua postura? Vítima ou Protagonista?




Pense um pouco antes de continuar lendo este post...


Ainda não tem certeza?


Vamos ao exemplo:


Um vendedor com postura de vítima, se você perguntar a ele:

- Fulano, você tem batido suas metas? Ele lhe responderá:
- Não! Infelizmente não!

Se você insistir e perguntar o porquê, ele provavelmente lhe dará a seguinte resposta:

- Ah... Então... acontece o seguinte: não está correndo dinheiro no mercado... as pessoas não estão comprando... além disso, o nosso governo não ajuda, só dificulta a vida dos trabalhadores... há também o fato de que a safra não foi como esperada, sem contar o tsunami que arrasou parte do Japão...

E, por aí vai!

Um vendedor, com postura de protagonista, lhe responderá mais ou menos assim:

- Não bati minhas metas, porque de alguma forma EU não acompanhei. Acho que me concentrei em alguns fatores e me esqueci de outros e estes, foram os mais importantes... Talvez se EU estivesse mais atento aos movimentos do mercado, da economia, mas... não planejei direito, e... não bati minhas metas. Mas já aprendi como fazer e ficarei mais atento da próxima vez...


Conseguiu perceber a diferença na postura? Aquele com postura de Vítima, prefere sair de cena e colocar a culpa em alguém. Nunca tem a ver com o problema, sempre está sendo vítima das situações, dos acontecimentos... Pessoas com postura de vítima adoram encontrar culpados, sentem-se aliviadas ao culpar o governo, o clima, os pais, os filhos... Facilmente encontramos pessoas com postura de vítima.

Aquele com postura de Protagonista, ASSUME a responsabilidade! Veja que não se trata de culpa e sim de responsabilidade. Pessoas com postura protagonista, sabem que são parte da solução ou do problema e preferem estar em campo ao invés de ficar na arquibancada, criticando, arranjando desculpas...

Costumo dizer que:

"Quem quer, dá um jeito, quem não quer, arruma uma desculpa!"

Aos com postura de vítima, registro aqui uma genial frase de Mahatma Gandhi:

"Seja VOCÊ, a mudança que quer ver no mundo!"


E se ao invés de ficar reclamando, você ajudasse a mudar o que precisa ser mudado? Se ao invés de culpar a empresa, teu chefe, teus pais, teus filhos... você agisse e fizesse algo para mudar a situação? Por que você prefere reclamar ao invés de arregaçar as mangas e ajudar a construir a mudança que tanto postula?
Conheço pessoas que reclamam que deixaram de estudar por causa dos filhos. Quando ouço isso, lamento, mas não me furto de dizer: "a vida é feita de escolhas". Não culpe seus filhos das escolhas que VOCÊ fez em algum momento de sua vida. Pois, a cada escolha há uma renúncia... Escolhemos algo, renunciamos a algo... Mas nós e somente nós somos os responsáveis por nossas escolhas.

Então pare de culpar os outros!

Seja você a mudança que quer ver no mundo! Quer mais educação? Compartilhe mais o que sabe. Quer mais saúde? Seja exemplo de bons hábitos... Ninguém dá o que não tem, portanto, também não recebe o que não merece!

Não quer mais estudar? Então pare de reclamar do salário! Simples assim!


Agora eu te pergunto: você é vítima ou protagonista?


Forte abraço!



3 comentários:

  1. Como sempre, muito bom ! Depende somente de nós, sermos vítimas ou protagonistas.Alguns como disse, preferem se acomodar e agradecer á Deus, por ter tido sorte e bater a meta, outros se programam e tiram as "cartas da manga quando a coisa aperta ".Mas, infelizmente vejo em várias áreas, mais vítimas, e que ainda esperam os protagonistas fazerem acontecer, para levar vantagem ou simplesmente criticar.Um abraço !

    ResponderExcluir
  2. Olá anônimo, muito obrigado por deixar seu gentil comentário!

    Acredito nisso, que temos que sair da zona de conforto e agir para a mudança.

    Forte abraço

    ResponderExcluir
  3. Excelente texto, não podemos colher o que não plantamos. Quando passamos a entender que somos nós que temos o leme de nossas vidas, e estamos exatamente no lugar que merecemos, passamos a entender que apenas nós podemos mudar o nosso futuro.Tudo depende do modo que encaramos as coisa.

    ResponderExcluir