sexta-feira, 5 de abril de 2013

Você é uma folha seca?


Olá!


Acredito muito no poder das palavras e, ouvi certo dia, uma frase muito sábia de meu mestre, Kishikawa Sensei: 

"As folhas secas são as primeiras a serem varridas pelo primeiro vento frio que passar"


Esta frase é tão poderosa e certeira, que mostra detalhes e mensagens muito importantes sobre nossas atitudes e modo de encararmos nossos desafios.
Tomei este sábio ensinamento como um lema para meu caminho e, sempre que alguma dificuldade aparece na minha frente, logo penso: eu não sou folha seca!

As folhas secas ou folhas mortas, simbolizam a falta de energia, a falta de vida, de vontade... Folhas secas, representam a desistência dos propósitos ou ausência deles.

Facilmente encontramos pessoas agindo como folhas secas: se muda o tempo (chuva ou muito sol), logo desistem dos exercícios físicos, se aumenta o nível de dificuldade em um trabalho, começam a reclamar e deixar para depois a solução, basta reduzir os recursos que arrumam novas desculpas para não entregar o resultado... 

Quantos livros deixaram de ser lidos no meio da leitura? Quantos já começaram a aprender tocar um instrumento mas desistiram? Quantas dietas alimentarem foram abandonadas na primeira tentação? Quantos deixaram da caminhada, só porque o tempo estava nublado ou porque o travesseiro foi mais convincente? 

Vivemos cercados de folhas secas!

Acredito que agir como folha seca ou verde é uma questão de escolha. A todos nós é oferecida a oportunidade de escolher entre agir como folha seca, desistindo logo nas dificuldades do ambiente ou como as folhas verdes, que se agarram no propósito, no sentido do que acreditam.

Acredito que agir como folha verde é um convite que todos os dias o Universo nos oferece. Os ventos frios nos testam diariamente, desafiando nossa capacidade de manter firme nossa decisão de seguir em frente com o que deve ser feito.  A força da nossa energia interior é a que nos mantém presos ao núcleo de nossas promessas, de nossos propósitos.

Então! Pare de achar desculpas e foco no seu objetivo! Se quer melhorar seu peso, já sabe o que fazer, faça! Se quer passar naquele concurso, já sabe o que fazer, faça! Agarre-se nos seus propósitos e seja folha madura, verde, cheia de energia, que não se abala quando desafiada!

Lembre-se de que o vento continuará soprando, que a chuva continuará caindo, o sol continuará queimando, que o cansaço continuará lhe tentando, que a vontade de comer de tudo continuará se apresentando... Mas o valor de teu propósito é proporcional à sua resistência, persistência, sua vontade!

Por este motivo, mesmo muitas vezes cansado, com frio, triste, dolorido, lembro me de meu mestre e repito para mim mesmo "não sou folha seca!", e tenho conseguido bons resultados para meu espírito. Creio que a vitória tem melhor valor quando o teste foi relevante. Se é fácil, esquecemos fácil.

Domo arigato gozaimashitá (muito obrigado) Kishikawa Sensei, pelo aprendizado! 

Para fechar eu te pergunto: "você é folha seca?"

Forte abraço!

Mãos em prece.


18 comentários:

  1. Analisando, lendo e relendo, para chegar a uma conclusão, aliás uma auto análise, pude perceber que cheguei bem próximo de ser uma folha seca, por várias vezes.Confesso que dois itens ali, foram certeiros!Busco sempre conhecimento e discernimento para não cair nas tentações (que não são fáceis), mas tenho uma opção á mais nessa busca :Deus,pois sem ELE para mim nada seria possível; meus gestores, que são grandes homens de liderança e a Escola Corporativa, que nos abre os horizontes! Parabéns, professor1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo, obrigado por deixar seu comentário!

      Acho que todos nós agimos assim vez ou outra. O que acredito é na nossa postura diante disso. Podemos continuar desistindo e protelando, postergando... ou agir apesar das dificuldades. Todos os dias temos a oportunidade de aceitar o convite de realizarmos algo, de sermos melhores, de conquistarmos nossos objetivos. Um passo de cada vez.
      Forte abraço!

      Excluir
  2. ÓTIMA COLOCAÇÃO DE TEXTO PROF.RODRIGO CORRÊA LIMA,REALMENTE SE SENTIR COMO UMA FOLHA SECA,È SENDO DÚVIDA ALGUMA,A MAIS FÁCIL DE TODAS AS SENSAÇÕES.............POIS ALGUMAS VEZES,SENTIMOS FALTA DE ALGUMA COISA,FALTA DE VONTADE DE COMEÇAR OU PROSSEGUIR COM ALGO...........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Kildare, obrigado pelo comentário!

      Concordo contigo, por muitas vezes permitimos agir como folhas secas. E acredito que também é uma escolha sermos diferentes. Então, força e vamos adiante!!
      Abraços

      Excluir
  3. Só por hoje eu não quero ser folha seca!! E olha que tá um friozinho danado hein rsss Obrigada pelas palavras! e Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nathalia,

      isso mesmo!
      Como disse o poeta: "Todos os dias quando acordo, não tenho mais o tempo que passou...". Precisamos é fazer de cada dia uma nova chance de ser uma folha forte, vigorosa e digna de sustentar nossos propósitos.

      Obrigado por deixar seu comentario!

      Excluir
  4. Ótimo post Rodrigo!
    Sempre com uma boa reflexão...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Barbara Marassati!

      Muito obrigado! Fico feliz que o post tenha apoiado uma boa reflexão.

      Abraços

      Excluir
  5. Como dizia o mestre Nelson do Cavaquinho em uma de suas canções: " quando piso em folhas secas" ele traduz que folhas secas devem ser pisadas, isso me faz pensar e surge a pergunta. Quem gosta de ser pisada? A auto-responsabilidade é o primeiro passo que precisamos aprender a pôr em prática para alcançar nossos objetivos, metas e assim atingir o sucesso profissional. ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá D'yse!

      Muito bem colocado. E isso é algo que permitimos mesmo, ou escolhemos! Creio que podemos ter mais controle sobre nossas emoções e decidir em sermos melhores, mais cheios de propósito e fiéis às nossas promessas.

      Muito obrigado por deixar seu comentário!

      Excluir
  6. Linda mensagem Rodrigo!Em alguns momentos já fui uma folha seca mais hoje tenho propósitos para alcançar meus objetivos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anonimo, obrigado por deixar seu comentario.
      Abraços

      Excluir
  7. Olá Rodrigo,

    Primeiramente, gostaria de lhe parabenizar pelo blog que está repleto de conteúdos interessantes. Participei do EduCorp 2013 e fiquei impressionada com sua palestra. Sua capacidade de motivar é impressionante. O texto "Você é uma folha seca?" nos faz refletir sobre nosso modo de viver e de enxergar os obstáculos, em como ao nos depararmos com determinados problemas nos sentimos cansados e desanimados e em como devemos lutar para não nos sentirmos assim. Eu te respondo que acabo sendo uma folha seca em alguns momentos, mas me renovo e me transformo em uma folha verde quando percebo como estou agindo e pensando. Acho que todos nós acabamos passando pelo estado de "folhas secas", porém a questão é como cada um lida com isso e quanto tempo você permanece nesse estado. Não sair desse estado ou demorar muito para sair pode fazer com que você seja varrido pelo vento.

    Parabéns pelo post!

    Att,

    Patricia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patricia!

      Muito obrigado pelo gentil comentário e contribuição!!

      Acredito que todos nós temos a opção da escolha. Por algumas vezes precisamos renovar nossos votos e sermos folhas verdes. Todos os dias ao recebermos o presente de poder tentar novamente, se fizermos as escolhas adequadas podemos ter um passo adiante no Caminho. Mas o que é a vida, senão um grande caminhar?

      Forte abraço e obrigado por me ouvir na palestra.

      Excluir
  8. É um grande privilégio poder contar com essa sabedoria e ensinamentos todos os dias.

    Muito obrigada por tudo, Rodrigo!

    E já que precisamos ter foco, vamos tratar de divulgar tudo isso para o maior número de pessoas possível. Seria até injusto não fazermos isso...hehe...
    Conte comigo, focada até o fim!

    Um forte abraço,
    Aline Archangelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline!
      Obrigado pelo carinho!
      Vamos em frente!!! Conte comigo sempre!
      bjs

      Excluir
  9. Olá Rodrigo, gostaria de agradecer pelo post, em uma determinada área da minha vida eu estava agindo como uma folha seca, mas essas palavras me energizaram a seguir em frente, a verdadeira motivação está dentro de mim. Super legal eu ter lido essa mensagem hoje.

    Deise

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Deise. É verdade, temos a resposta e às vezes bloqueamos a solução. Sendo assim, se é uma escolha bloquear também pode ser uma escolha solucionar e virar o jogo. Agir como uma folha forte pode ser um bom caminho já que a força vem do espírito e passa para todo o ser. Tenho acreditado muito nisso. Muito obrigado pelo gentil comentário! Forte abraço.
      Rodrigo

      Excluir