sábado, 23 de fevereiro de 2013

O Estilo Autocrático


Olá!


Complementando o post sobre os estilos de liderança, neste quero compartilhar o que tenho aprendido com os Autocráticos.

Muito difundido pelos amantes dos modelos de estilo militar ou de forte influência patriarcal, os praticantes deste estilo, são habituados em mandar. Precisam ter a palavra final nas discussões e decisões.

Para quem já leu o livro "O monge e o executivo" (Editora Sextante), do célebre autor James Hunter, verá que muitos autocráticos são os que confundem o conceito de Autoridade e Poder, pois poder está em forçar ou coagir alguém a fazer o que se quer, mesmo que este alguém prefira não fazer; já a autoridade reside em conquistar pela influência pessoal, que as pessoas façam o que precisa ser feito.

Os autocráticos, em geral, repetem modelos que tiveram no passado: filhos de pais dominadores e rígidos, onde a disciplina e hierarquia é uma regra familiar; ou porque aprenderam isso com seus primeiros chefes, em que o estilo da gestão dura, de estilo "coronelista" foi sua única referência. 

Mas nem todos os autocráticos são brutos, rabugentos, irritadiços (apesar de que é a grande maioria deste grupo). Conheço autocráticos que são suaves, sorridentes e até amáveis. A característica preponderante deste estilo é a centralização. Assim, há centralizadores que em muitas vezes são travestidos de democráticos. Até tentam (ou fingem bem) ouvir, mas basta ouvirem algo que não lhes interessa aceitar que já abandonam a atenção dada e passam a boicotar a ideia do outro.

A dominação autocrática está presente nos nossos dias, em nossas empresas, muito mais do que pensamos. Muito ainda herança de nosso modelo colonial, onde os mais poderosos economicamente ou culturalmente, oprimiam os demais. Basta olhar para os lados que você perceberá a presença de autocráticos.

Contudo, lembre-se de que não há certo ou errado. Há o ideal para cada contexto. Precisamos da energia e vontade dos autocráticos para vencer desafios. Ao agirem como propulsores da mudança, levam a equipe a bons patamares de performance. O problema está na dose. Equipes governadas por chefes excessivamente autocráticos, em geral apresentam sintomas de doenças físicas (gastrites, fadigas, etc), mentais, sociais (irritações, desentendimentos, etc).

Vale a pena sempre refletir em como está agindo. Se você se identificou com este estilo, ótimo! Seja você, sempre! Mas preste atenção na dose e cuidado com os excessos, pois as pessoas precisam mais da tua energia do que da sua necessidade de mandar. Aprenda a dar espaço aos outros, permita que o erro aconteça, comece a dizer  "por favor", "muito obrigado" e "desculpe, pois errei". Você verá que milagres acontecem!

Pense nisso.

Forte abraço. 




2 comentários:

  1. Como sempre, um tema que nos faz refletir ! O bom é que tenho gerente e um supervisor, que são "abertos" em ouvir nossas propostas e ideias. Líderes que estão sempre procurando nos motivar e mesmo quando nos dão uma ordem, fazem com que se torne um contagiante desafio, de querer fazer com mais zelo, garra.Mas nem sempre é assim.... existem autocráticos "aos montes" por aí! Se pudesse daria á cada um deles uma cópia desse post !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anonima, obrigado por deixar seu comentário!

      Seguiremos compartilhando. O importante é cada um buscar o equilibrio entre os estilos, suas fortalezas e limitações para vivermos mais plenamente.
      Abraços.

      Excluir