quarta-feira, 16 de maio de 2012

O valor de uma experiência


Olá!

Gostaria de provocar uma reflexão acerca das experiências.

Quando conhecemos um produto pela primeira vez, e se de alguma forma gostamos, este passa a ser a nossa referência. Ao o adquirimos, este produto passa a fazer parte de nossas vidas até que encontremos outro novo, inovador, que o substitua e entregue benefícios que seu antecessor não possui.

O mesmo acontece com os serviços. Temos conosco a referência do serviço que conhecemos e recebemos costumeiramente. 

A diferença é que quando o cliente compra um produto, ele fica com uma coisa. Já quando compra um serviço, ele fica com uma lembrança, ou seja, uma experiência.

Acredito que o mundo das experiências é algo muito interessante. Tudo depende de como você encontra o aprendizado lá. Sempre há aprendizado em todas as experiências, o valor está na sua interpretação.

Da mesma forma de que não há som sem o silêncio, de que não há luz sem a escuridão, ficaria muito difícil de reconhecer um atendimento diferenciado se não passássemos por um serviço ruim. Seria muito difícil dar o devido valor às atitudes genuínas de se servir ao cliente, se não sentíssemos na pele o que é ser tratado com indiferença.

Desnecessário dizer em qual gostamos mais, contudo, importante é aprender a perceber para poder diferenciar e dar o devido valor a quem merece.

A mesma filosofia ou natureza do trabalho, pode ser realizada de formas totalmente diferentes por pessoas diferentes. 

Há pessoas que ao confundir gentileza com bajulação, tornam-se verdadeiros "encostos" nos clientes, agindo como aquelas "músicas-chiclete" que volta e meia aparecem e ficam atormentando nossos ouvidos. Outros fixam-se no avesso deste paradigma, e preferem ser frios ou secos com o cliente, acreditando que ao ser gentil podem ser vistos como bajuladores e, por isso, tratam seus clientes de forma indiferente ou até ríspida.

Gentileza, atenção, sorriso, vontade, otimismo e respeito, são apenas alguns dos valiosos atributos daqueles que acreditam que é na experiência prazerosa que reside o valor de estar com as pessoas.

Sendo assim, só serve bem quem é apaixonado por gente!

Agora eu te pergunto: qual é a experiência que as pessoas sentem ao conviver com você? Será que compram uma "coisa" que logo podem descartar por outra, ou será que compram uma "lembrança", na qual querem compartilhar e repetir por muitas e muitas vezes? 

Será que sua equipe sente seu prazer em serví-los com seu conhecimento, humildade e experiência, ou será que estão somente convivendo contigo porque ainda não conheceram uma experiência diferente?

Lembre-se: sempre é tempo para mudar! Aproveite o aprendizado de cada experiência e encontre o seu Caminho de valor.

Pense nisso!

Forte abraço.