Olá!
Gostaria de provocar uma reflexão acerca das experiências.
Quando conhecemos um produto pela primeira vez, e se de alguma
forma gostamos, este passa a ser a nossa referência. Ao o adquirimos, este
produto passa a fazer parte de nossas vidas até que encontremos outro novo,
inovador, que o substitua e entregue benefícios que seu antecessor não possui.
O mesmo acontece com os serviços. Temos conosco a referência do
serviço que conhecemos e recebemos costumeiramente.
A diferença é que quando o cliente compra um produto, ele fica com
uma coisa. Já quando compra um serviço, ele fica com uma lembrança, ou seja,
uma experiência.
Acredito que o mundo das experiências é algo muito interessante.
Tudo depende de como você encontra o aprendizado lá. Sempre há aprendizado em
todas as experiências, o valor está na sua interpretação.
Da mesma forma de que não há som sem o silêncio, de que não há luz
sem a escuridão, ficaria muito difícil de reconhecer um atendimento
diferenciado se não passássemos por um serviço ruim. Seria muito difícil dar o
devido valor às atitudes genuínas de se servir ao cliente, se não sentíssemos
na pele o que é ser tratado com indiferença.
Desnecessário dizer em qual gostamos mais, contudo, importante é
aprender a perceber para poder diferenciar e dar o devido valor a quem merece.
A mesma filosofia ou natureza do trabalho, pode ser realizada de
formas totalmente diferentes por pessoas diferentes.
Há pessoas que ao confundir gentileza com bajulação, tornam-se
verdadeiros "encostos" nos clientes, agindo como aquelas
"músicas-chiclete" que volta e meia aparecem e ficam atormentando
nossos ouvidos. Outros fixam-se no avesso deste paradigma, e preferem ser frios
ou secos com o cliente, acreditando que ao ser gentil podem ser vistos como
bajuladores e, por isso, tratam seus clientes de forma indiferente ou até
ríspida.
Gentileza, atenção, sorriso, vontade, otimismo e respeito, são
apenas alguns dos valiosos atributos daqueles que acreditam que é na
experiência prazerosa que reside o valor de estar com as pessoas.
Sendo assim, só serve bem quem é apaixonado por gente!
Agora eu te pergunto: qual é a experiência que as pessoas sentem
ao conviver com você? Será que compram uma "coisa" que logo podem
descartar por outra, ou será que compram uma "lembrança", na qual
querem compartilhar e repetir por muitas e muitas vezes?
Será que sua equipe sente seu prazer em serví-los com seu
conhecimento, humildade e experiência, ou será que estão somente convivendo
contigo porque ainda não conheceram uma experiência diferente?
Lembre-se: sempre é tempo para mudar! Aproveite o aprendizado de
cada experiência e encontre o seu Caminho de valor.
Pense nisso!
Forte abraço.