quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Como está o seu vocabulário?


Olá!

Como está o seu vocabulário?

Neste momento refiro-me ao seu estoque de palavras. Então: como está o seu estoque?

Da mesma forma que empresas com níveis muito reduzidos de estoque de produtos, correm o risco de escorregar no atendimento a seus clientes, um profissional com vocabulário reduzido passa por maus bocados na carreira.

Para aumentar seu estoque de palavras, atitudes simples como interesse genuíno por gente, prática regular da leitura e uma certa dose de boa audição, são fundamentais. 

No caso de leitura, facilmente diferenciamos pessoa que lê da que não lê. Quem não tem hábito de leitura, em geral apresenta vocabulário cheio de vogais, você faz qualquer pergunta a ela e ouve: 

  • Aaaaaaaa, Éééééé, Iiiiiiii.... 

E em um gaguejar que vai até incluindo algumas palavras nas frases que, em geral, sempre são as mesmas.

Em pessoas que estão aprendendo outro idioma isso é muito nítido, pois possuem praticamente um grupo já pronto de respostas para perguntas já ensaiadas em cursos ou tradutores.

E, por mais incrível que possa parecer, nossos profissionais brasileiros são como estrangeiros com o nosso próprio idioma. 

Basta ver a baixíssima qualidade dos e-mails recebidos, a extrema dificuldade em explicar procedimentos simples ou na péssima participação destes elementos nas reuniões ou treinamentos na empresa.

Sendo assim, novamente lhe pergunto: como está o seu vocabulário?

Anotei abaixo, algumas dicas simples para ajudar a enriquecer seu estoque de palavras:

  • Leia sempre: na leitura, além de absorver novos conhecimentos, cultura e valores; você também está “treinando” seu cérebro para novas frases, palavras, termos, etc. A cada página, estará incluindo estas novas formas de expressão em seu estoque para, no futuro, acessá-las e utilizá-las em suas conversas.
  • Ouvir com atenção: aprenda a apreciar os tons, sinais e formas de emitir a mensagem de outras pessoas. Identifique os bons comunicadores ao seu redor e aprenda como fazem, respondem, registram e compartilham seus pontos de vista. As boas práticas são valiosos momentos de aprendizado.
  • Atualização: é preciso ter assunto para participar dos assuntos. Somente ter o repertório da novela pode ser legal, mas não lhe ajudará muito para avançar casas no tabuleiro corporativo. Jornais, revistas, internet estão sempre em fácil acesso, escolha a mídia ideal para você e desfrute!
  • Conviver com diferentes pessoas: se você só conversa e convive com as mesmas pessoas fatalmente você falará muito semelhante a elas. Habitue-se a apreciar as diferenças culturais, regionais, acadêmicas, ideológicas, religiosas, etc. Respeite e identifique-se, faça suas escolhas e saiba mover-se entre os diferentes terrenos do relacionamento interpessoal.

Seu vocabulário pode expor sua imagem em um lindo cartaz de neon ou em um pequeno panfleto solto ao vento. Em qual deles está a sua agora?


Pense nisso!

Forte abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário