sábado, 14 de julho de 2012

O Espírito guerreiro!


Olá!


Lembra-se daquele dia em que você pensou que não conseguiria realizar algo, mas mesmo sentindo o cansaço, algumas dores, frio, medo, dúvida ou triste, seguiu adiante e conseguiu? Ou então, lembra-se de quando você sentiu seus valores sendo desrespeitados, mas conseguiu reagir com elegância e calma, tomando a atitude correta?

Estes e tantos outros exemplos são demonstrações de seu espírito. Importante aqui também, registrar que espiritualidade e religiosidade são conceitos distintos, apesar de entrelaçados em algumas vezes. 

Em nossa espiritualidade está concentrado o poder interior de oferecer compaixão, bondade, paciência, serenidade, resiliência, dentre outros fatores que nos fazem seguir em frente, apesar das adversidades.

A força do espírito é aquela que mantém seu corpo em pé, apesar de estar fragilizado ou até mesmo machucado. É a que mantém seu foco mesmo sendo tentado a mudar de direção ou desistir. Sua força espiritual é a que te ajuda a ter referência no momento de turbulências ou perdas na vida.

Nesta minha travessia pelo caminho, tenho encontrado pessoas que gostam de ganhar, mas que ao conhecerem a derrota, adotam posturas hostis e até infantis. Conheci também, pessoas que venderam sua honra a chefes sem valores. Também tenho visto, indivíduos que insultam e oprimem outros por considerarem-se superiores a eles. Todos estes exemplos tem me mostrado as fraquezas de espírito. Pessoas que ainda não perceberam que o verdadeiro poder vem de outra fonte, de uma fonte que utiliza o verbo “ser” e não o “ter”.

Vejo na verdadeira liderança o espírito do guerreiro. O verdadeiro guerreiro luta com honra, perseverança, foco, serenidade, amor por uma causa, apesar de ser combatido, alvejado, irritado, molestado ou estar enfraquecido. O verdadeiro líder sabe encontrar a força em seu espírito. Sabe que deve e que conseguirá continuar a percorrer seu caminho rumo ao objetivo apesar das dificuldades.

Ouvi de Jorge Kishikawa1 Sensei, que "as folhas secas são as primeiras a serem varridas quando o vento frio sopra", referindo-se aos alunos de academias que faltam às aulas assim que o inverno ou os dias frios começam. Disse-nos que o espírito do guerreiro é fortalecido pela disciplina.

Agora te pergunto: o que você tem feito para aprimorar as forças de seu espírito? Será que tem mantido seu foco? Será que tem permanecido na retidão? Será que tem mantido suas forças para cumprir suas promessas apesar das dificuldades? 

Ou será que tem permitido que o vento frio te “espalhe” por aí?

Forte abraço.





2 comentários:

  1. Ro, parece-me que, quanto mais tecnologia temos, menos reflexão profunda fazemos, e menos aguerridos nos tornamos. Cada vez mais percebo que falta persistência...
    No livro O Andar do Bêbado, o acaso é trazido de uma forma muito prática, estatística. Uma das lições aprendidas na obra, é a de que com tanta influência inesperada, prospera mais quem se expõe mais, arrisca e tenta!
    Abraços e parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Oi Renan, que show de reflexão, parabéns!

    Tenho aprendido que é através do espírito que conseguimos encontrar as forças para a persistência, resiliência, vontade, gratidão, honra... Elementos essenciais para a boa caminhada. Arriscar a dar um novo passo sempre. Arriscar-se ao desconhecido e a partir disso, aprender novamente.

    Acredito muito nisso!

    Obrigado por contribuir com tanta propriedade a este pensamento.

    Abraços

    ResponderExcluir