quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Universidades Corporativas - o Valor da Educação para a Pátria!

Olá amigos e amigas!

Hoje, aproveitando o momento cívico de nosso 7 de Setembro, decidi escrever um post sobre as Universidades Corporativas e o valor que estas geram para nossa pátria.

Estamos em um momento em que a economia mundial apresenta sinais de que uma grande ruptura está prestes a ocorrer. Tenho plena certeza, de que o formato predador existente hoje será muito em breve substituído por outro mais coletivo, em que a comunidade será sim, o centro.

Em se tratando da sociedade brasileira temos uma realidade em que a cada dia, torna-se mais difícil atrair e reter bons profissionais. O sistema educacional brasileiro há muito apresenta sinais de que uma grande quebra de paradigmas precisa ser realizada em que todo o modelo precisa evoluir, curriculo, mestres, ambiente, tecnologia, participação da família, empresas, comunidade...

Neste cenário, empresas adotam a criação de modelos estruturados de desenvolvimento de competências estratégicas para o negócio e, estes passam a fornecer os conhecimentos e habilidades que elevam valor a todos os seus stakeholders. Estes modelos também são apresentados como Universidades Corporativas.

Uma universidade tradicional, possui como centro a formação filosófica e até profissional, tendo o indivíduo como centro, dentre outros elementos e métodos. Já uma Universidade Corporativa, tem missão e objetivos focados na estratégia do negócio e, neste critério, passa a complementar a formação, tendo a corporação como núcleo de seu trabalho.

Quando uma organização decide operar em um modelo estruturado como de uma Universidade Corporativa, além de entregar valor ao acionista, passa a retornar à comunidade pessoas melhor capacitadas, pois estas aprendem sobre valores corporativos que reforçam práticas da empresa diante da sociedade, práticas e técnicas em competências específicas, além de levarem consigo, conhecimentos que podem aplicar em seus lares como: redução de desperdício, consumo responsável, coleta seletiva, direção defensiva, inclusão social, cidadania, etc. Ou seja, áreas do conhecimento que nem sempre são bem exploradas pela escola tradicional que frequentaram.

Todos estes programas, podem ser realizados por curriculos propostos pelas Universidades Corporativas que, neste momento, passam a contribuir para a nossa pátria, pois ao entregar à sociedade cidadãos e cidadãs melhores do que quando as contrataram, seja dentro ou fora da organização, estes levam a educação que receberam e podem exercê-la na socidade.

Temos muito a fazer, sabemos disso, mas tenho muito orgulho de poder contribuir com a minha pátria através da Educação. Me orgulho em poder atuar na construção de um país mais justo e valioso, onde a paz e o conhecimento podem ser compartilhados.

Junte-se a nós e compartilhe seus conhecimentos! Pode ser até aqui neste blog, faça a sua parte!

Seja você a mudança que quer ver no mundo! (Madre Tereza de Calcutá)

Abraços.

2 comentários:

  1. Caro Rodrigo,
    Com grande satisfação e honra acabo de conhecer sua página. Parabéns pelo excelente trabalho!
    A respeito de seu atual artigo, penso que a preocupação das corporações em dar oportunidades aos seus profissionais de aprimorarem seus conhecimentos é uma grande iniciativa, tendo em vista a deficiência de conteúdo da educação tradicional. E essa deficiência nem sempre é por falta de qualidade, pois ainda temos instituições de ensino superior que cumprem com sua obrigação de formadora de cabeças pensantes. Ocorre que cada corporação tem o seu perfil de profissional, muito particular, e nenhuma instituição de ensino tem capacidade de atender às especifidades do mercado.
    Estou de volta à área da educação, depois de quase 15 anos no mercado de trabalho corporativo. Através do compartilhamento de minhas experiências e conhecimentos, tento semear nos jovens a consciência da necessidade dos estudos para que o futuro seja melhor para três "instituições": ele próprio, a nossa nação e o planeta. E eles têm, nos dias de hoje, a oportunidade de continuar os estudos mesmo dentro das empresas onde trabalham. Isso é uma oportunidade de ouro!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Valeu Osmar!
    Muito obrigado pelo comentário!

    Seja muito bem vindo ao mundo dos apaixonados pela educação, vc é um talento e tem muito a compartilhar para aprendermos contigo.
    forte abraço.

    Rodrigo

    ResponderExcluir