domingo, 16 de janeiro de 2011

Prática para Educação Corporativa 03: As soluções de aprendizagem

Olá amigos e amigas!

Dando continuidade à sequência das práticas para Educação Corporativa (EC), hoje trataremos das soluções de aprendizagem, neste caso, me refiro a todas as ferramentas e instrumentos que podemos utilizar para a disseminar e compartilhar os conhecimentos e habilidades.

Elaborei um quadro comparativo entre os pontos fortes e limitações de algumas soluções de aprendizagem, a fim de ajudar e orientar a tomada de decisão, pois todas as ferramentas têm sua utilidade, conforme a estratégia que fora escolhida para o desenvolvimento das competências.

Vejamos:

01. Cursos Presenciais:

Pontos Fortes Limitações
Interação professor + aluno Alta dependência da didática do instrutor
Integração entre treinandos Dependência e influência da agenda tanto do instrutor quanto dos treinandos
Unificação da mensagem Despesas com transporte, alimentação, locação de espaço, hospedagem dos treinandos, etc.
Maior eficiência para trabalhar comportamentos e atitudes Despesas com material didático e apoio para instrução
Possibilidade de adaptações de linguagem e à cultura regional A influência da quantidade de participantes no mesmo curso

02. Cursos a distância:

Pontos Fortes Limitações
Menores custos de realização Inclusão digital, no caso de ser via e-Learning
Possibilidade de fazer o curso a qualquer local, data ou horário Baixa interação professor + aluno
Possibilidade de controle de acessos ou realizações Dependência da atualização tecnológica e infraestrutura de TI
Possibilidade de repetir o curso ou utilizá-lo como ferramenta de consulta imediata Maiores dificuldade em conquistar a adaptação cultural e regional
Maior eficiência para trabalhar processos e instruções de repetição Requer maior disciplina do treinando para absorver e realizar plenamente as aulas
Possibilidade de atualizar o conteúdo e atingir todos os treinandos simultaneamente Nem todos os treinandos sentem-se confortáveis em receber conhecimentos sem ser via professor
Possibilidade de padronização da mensagem pois o conhecimento está sendo acessado em um único local.
Maior abrangência da quantidade de participantes aumentando assim o custo x benefício
Possibilidade de estimular a colaboração e construção de conhecimentos
Retenção de saberes e possibilidade de atualização imediata


03. Programas no trabalho (on the job):

Pontos Fortes Limitações
Prática informal de aprendizagem O ambiente da atividade nem sempre colabora com todas as técnicas didáticas necessárias
Facilita a integração entre treinando e áreas Alta dependência do comprometimento total do instrutor em compartilhar plenamente seus conhecimentos com o aprendiz.
Maior facilidade em ensinar os truques e dicas do cotidiano Riscos de manutenção de falhas pela transmissão de vícios do cotidiano corporativo
Fortalece os laços da cultura organizacional Dificuldade em padronizar o método de ensino pelas influências das ocorrências do cotidiano.
Menores custos de execução

04. Coaching e Mentoring:

Pontos Fortes Limitações
Favorece a prática de compartilhar seus saberes Nem todos os executivos sêniores têm a plena disposição e habilidade
Prática que colabora no reconhecimento e dá notoriedade aos que participam Necessidade de ter políticas claras e que incentivem a prática
A experiência como alto valor adicionado ao negócio Maturidade da cultura organizacional


Escolhi estas quatro ferramentas para colocar nesta discussão. Agora, você pode incluir seus pontos de vista e inserir caracteristicas nos quadros acima, para que ampliemos o nosso rol de elementos para tomada de decisão.

Forte abraço.

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