Dando continuidade à sequência das práticas para Educação Corporativa (EC), hoje trataremos das soluções de aprendizagem, neste caso, me refiro a todas as ferramentas e instrumentos que podemos utilizar para a disseminar e compartilhar os conhecimentos e habilidades.
Elaborei um quadro comparativo entre os pontos fortes e limitações de algumas soluções de aprendizagem, a fim de ajudar e orientar a tomada de decisão, pois todas as ferramentas têm sua utilidade, conforme a estratégia que fora escolhida para o desenvolvimento das competências.
Vejamos:
01. Cursos Presenciais:
Pontos Fortes | Limitações |
Interação professor + aluno | Alta dependência da didática do instrutor |
Integração entre treinandos | Dependência e influência da agenda tanto do instrutor quanto dos treinandos |
Unificação da mensagem | Despesas com transporte, alimentação, locação de espaço, hospedagem dos treinandos, etc. |
Maior eficiência para trabalhar comportamentos e atitudes | Despesas com material didático e apoio para instrução |
Possibilidade de adaptações de linguagem e à cultura regional | A influência da quantidade de participantes no mesmo curso |
02. Cursos a distância:
Pontos Fortes | Limitações |
Menores custos de realização | Inclusão digital, no caso de ser via e-Learning |
Possibilidade de fazer o curso a qualquer local, data ou horário | Baixa interação professor + aluno |
Possibilidade de controle de acessos ou realizações | Dependência da atualização tecnológica e infraestrutura de TI |
Possibilidade de repetir o curso ou utilizá-lo como ferramenta de consulta imediata | Maiores dificuldade em conquistar a adaptação cultural e regional |
Maior eficiência para trabalhar processos e instruções de repetição | Requer maior disciplina do treinando para absorver e realizar plenamente as aulas |
Possibilidade de atualizar o conteúdo e atingir todos os treinandos simultaneamente | Nem todos os treinandos sentem-se confortáveis em receber conhecimentos sem ser via professor |
Possibilidade de padronização da mensagem pois o conhecimento está sendo acessado em um único local. | |
Maior abrangência da quantidade de participantes aumentando assim o custo x benefício | |
Possibilidade de estimular a colaboração e construção de conhecimentos | |
Retenção de saberes e possibilidade de atualização imediata |
03. Programas no trabalho (on the job):
Pontos Fortes | Limitações |
Prática informal de aprendizagem | O ambiente da atividade nem sempre colabora com todas as técnicas didáticas necessárias |
Facilita a integração entre treinando e áreas | Alta dependência do comprometimento total do instrutor em compartilhar plenamente seus conhecimentos com o aprendiz. |
Maior facilidade em ensinar os truques e dicas do cotidiano | Riscos de manutenção de falhas pela transmissão de vícios do cotidiano corporativo |
Fortalece os laços da cultura organizacional | Dificuldade em padronizar o método de ensino pelas influências das ocorrências do cotidiano. |
Menores custos de execução |
04. Coaching e Mentoring:
Pontos Fortes | Limitações |
Favorece a prática de compartilhar seus saberes | Nem todos os executivos sêniores têm a plena disposição e habilidade |
Prática que colabora no reconhecimento e dá notoriedade aos que participam | Necessidade de ter políticas claras e que incentivem a prática |
A experiência como alto valor adicionado ao negócio | Maturidade da cultura organizacional |
Escolhi estas quatro ferramentas para colocar nesta discussão. Agora, você pode incluir seus pontos de vista e inserir caracteristicas nos quadros acima, para que ampliemos o nosso rol de elementos para tomada de decisão.
Forte abraço.
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