sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Que tipo de líder você é?

Olá!

Tendo como base o conceito de que liderança é a arte de influenciar pessoas em busca de objetivos, podemos analisar um contexto bastante significativo neste ambiente.

Considerar liderança como arte faz com que apliquemos nela a visão de paixão, significado, identificação com uma obra, com uma causa válida e segura. Artista é aquele que coloca sua emoção, sua energia criativa no foco de construir sua obra. Ao artista interessa a importância em fazê-la; ele vive sua arte a ponto de que ela seja parte de sua existência.
Quando este artista, entra em atividade consegue influenciar outros a ponto de que consigam enxergar o que ele vê, consigam visualizar o que ele imagina, ou mesmo, decifrar o que ele está moldando. Ao fazer isso, este artista conquista pessoas que, de alguma forma, criaram identificação com a sua obra. Esta identificação faz com que permita a criação de um elo muito vigoroso, o da influência. Através deste elo, a liderança se fortalece e faz com que outras pessoas passem a acreditar no objetivo, no significado da obra, da visão de futuro.
Um líder faz isso. Consegue plantar um sonho de futuro na vida das pessoas, a partir dos seus exemplos, estilo de vida, resultados, crença, etc. Assim, podemos dizer que existem líderes e líderes. Tudo depende da forma como agem. Se usa seu poder de influência para o benefício de todos, se age responsavelmente, pode ser um exemplo a ser seguido.

Líder forma e não somente informa.

Um verdadeiro líder, vê sua arte viva no momento em que consegue formar outros líderes. Em que ensina outros a construírem suas obras, a transformarem a vida de outras pessoas, pelo poder da verdade, dos valores, da inspiração genuína.

Existem alguns pseudo-líderes que somente informam. Que pensam que ficar repetindo ordens, diretrizes, políticas é ato de liderar. A esses damos nome de "chefes".

Mas como já diz Mario Sergio Cortella: "chefe não é líder e líder não é chefe, mas deveria sê-lo". É preciso saber liderar e também ser gestor. Mas isso é assunto para o próximo post.

Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário