quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Aprendendo e ensinando idiomas

Olá!

Hoje quero compartilhar com vocês uma inciativa muito interessante sobre o aprendizado colaborativo.

Você quer aprender idioma(s) mas está sem grana ou tempo disponível? Então, precisa conhecer a comunidade LiveMocha (http://www.livemocha.com).

Nesta comunidade, você ao acessar, faz um cadastro simples e neste, indica qual é o seu idioma nativo.
Escolhe dentre uma lista extensa de cursos gratuitos disponiveis, o(s) idioma(s) que quer praticar ou conhecer.

Ao escolher iniciar um curso, você será direcionado às etapas que o compõem, geralmente divididas em aulas e módulos: visualizará flashcards com imagens e fotos com suas respectivas definições e pronúncias, no idioma escolhido e em português também (caso seja o seu idioma nativo).
Em seguida, você será direcionado a exercícios onde relacionará imagens às definições que aprendeu na fase anterior.
Na próxima etapa é que a mágica da colaboração acontece. Você será convidado a escrever um pequeno texto, com cerca de 5 linhas, com as palavras que acabou de aprender. E, ao clicar em "enviar", seu mini-texto será enviado a alguma pessoa no mundo, que tem o idioma nativo que você quer aprender, para que possa corrigir e te enviar sugestões (se quiser, é claro). O incrível é que a grande maioria corrige e envia com comentários interessantes.
E, isso tudo se completa com a próxima fase, em que você terá que ler um trecho de texto no idioma escolhido, irá gravar sua pronúncia e enviará também aos membros da comunidade, para que possam ouvir, e gravar possíveis correções para te enviar.
Você pode também agrupar pessoas em uma rede de amigos que, com certeza conseguirá fazer, pois ao corrigir exercícios de outros membros e ao receber suas correções, acabará criando conexões, relacionamentos.

Tudo isso, gratuitamente e no tempo e horário que quiser!

Por isso digo: quem quer, dá um jeito, 
quem não quer dá uma desculpa!


Então, pare de arrumar desculpas de não fazer um curso de idiomas porque o aprendizado colaborativo em redes sociais está à sua disposição.

Agora, faça seu cadastro e me conte como está sendo a experiência de compartilhar conhecimentos com seu idioma e aprender outro(s).

Abraços.

2 comentários:

  1. Oi Ro! Realmente muito legal... já me inscrevi!

    Obrigada pelos toques, sempre muito interessantes!

    ResponderExcluir
  2. Oi Marília,
    realmente é muito interessante. Basta dedicar algum tempo por dia e compartilhar seus conhecimentos em portugues e aprender outro idioma gratuitamente. Além do fato de fazer contatos com outras pessoas. Eu tenho alguns que sempre nos encontramos no msn para conversar, ora falo em português para que eles pratiquem, ora falo no idioma deles, para eu poder praticar... O que vale é aprender.

    Bjos

    Rodrigo

    ResponderExcluir