quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Você gosta de gente?

Olá!

A cada dia, vemos no mundo corporativo algumas pérolas que são rica fonte de aprendizado. Certa vez ouvi um consultor, que temos os "Gentófilos" e os "Coisófilos".
Os Gentófilos, como o nome sugere, são os que gostam de gente! São aqueles que divertem-se convivendo, aprendem se relacionando, buscam respostas, ouvem e são atentos aos movimentos sociais. Agem de forma a valorizar o capital humano, tendo nas pessoas seus principais subsídios de trabalho e resultado.
Aos Coisófilos, o apego pelas "coisas" passa a ser o mais importante. Vivem buscando coisas ao seu redor, buscam equipamentos, processos, procedimentos, recursos, aliás, me recuso a usar o termo Recursos Humanos, já que este termo já remete a ter pessoas como recurso, como coisa. Recurso para mim é uma mesa, computador, carro, dinheiro... Pessoas devem estar em outro diretório.
O que temos observado em uma boa parte das corporações é um grande exército de coisófilos, alguns até se travestindo de gentófilos, com alguns discursos ensaiados, mas que na prática acabam caindo por terra. Quem não se lembra de ter visto algum gestor dizendo que o mais importante para ele são as pessoas, e que tempo depois, ele demite uma pessoa sem que ela saiba o porquê... Aqui vale uma regra importante em gestão de pessoas: "Nem demissão, nem promoção, pode ser surpresa!".
Um verdadeiro líder, sabe se comunicar e utiliza isso com franqueza, respeito e atenção. Dá e recebe feedback, ouve e estimula o desenvolvimento. Viver a liderança é transpirar esta prática. Liderança é prática de valores morais, pessoais. Valores estes que não devem ser vendidos a troca de posição hierárquica. Valor, ou você acredita, ou não importa nada.
Pense no quanto você tem sido gentófilo ou coisófilo. Pense se você realmente pratica o que prega. O importante é ser o que crê. Discurso e prática como sua identidade e; escolha!
Precisamos de mais gentófilos de verdade, de líderes que importem-se com a liderança e não somente com a posição no organograma. Precisamos construir uma sociedade mais justa, pois espaço para todos sermos felizes juntos, sempre há.

Forte abraço.

2 comentários:

  1. Olá meu querido conterrâneo, achei o texto muito interessante, aliás, a reflexão sobre os "Gentófilos" e "Coisófilos" também me marcou bastante, e acredito que ouvimos o mesmo consultor.

    Para compartilhar, lembrei-me das frases que facilmente diferenciam os "gentófilos" dos "coisófilos" quando encontram-se com alguém:

    Os coisófilos normalmente dizem: "Como vão as coisas?"
    Os gentófilos normalmente dizem: "Como você está?"

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá Carlinhos!

    Muito obrigado pelo cordial comentário.

    Realmente ouvimos do mesmo sábio. Gostar de gente é um presente. Aprendi que presente temos que zelar e proteger. Penso que gostar das pessoas é o dom que você tem. Muito obrigado por compartilhar.

    Abraços.

    ResponderExcluir