segunda-feira, 14 de junho de 2010

Taxonomia

Olá!

O que é taxonomia?


Segundo o Wikipedia, é uma forma de classificação de informações. Em gestão do conhecimento, podemos definir como uma técnica ou ciência de organizar os conhecimentos. Os modelos taxonômicos apoiam a busca e a identificação rápida de conhecimentos.
Para uma eficaz gestão de conhecimentos é preciso realizar uma varredura pelas definições, saberes corporativos, processos, técnicas, métodos e informações relevantes ao negócio e, em seguida ordená-las em níveis de aplicação ou utilização. A partir deste momento, tem-se um documento que precisa ser validado como o dicionário taxonomico da organização. Este documento, apresenta a indicação sistemática dos conhecimentos disponiveis na corporação e, a partir deste, pode-se focar a priorização de ações, a fim de promover a gestão do conhecimento.
Todos nós realizamos algum tipo de taxonomia. Por exemplo, a organização de nossas pastas e diretórios de trabalho, onde ao criarmos novas pastas e subpastas, ordenamos o conteudo em assuntos para facilitar nossa localização e priorização. Quanto mais desdobrado em níveis, mais completo o mapeamento taxonômico do conhecimento.
Bom, a partir de agora, não precisa mais se assustar quando ver esta palavra novamente. Ela é tão cotidiana quanto útil à gestão do conhecimento, para saber o que gerir e em qual nível iremos focar as ações.

2 comentários:

  1. Oi Rodrigo,

    Para variar gostei bastante do texto e compartilhei em nosso blog!

    Bjs

    Fernanda
    http://gestaodoconhecimento.ning.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Fernanda,
    Obrigado.

    Compartilhar é o verbo!
    rsrsr

    Rodrigo

    ResponderExcluir