segunda-feira, 7 de junho de 2010

O que é Gestão do Conhecimento?

Olá

O Conhecimento:
Segundo o Wikipedia, é o ato ou efeito de abstrair idéia ou noção de alguma coisa, como por exemplo: conhecimento das leis; conhecimento de um fato (obter informação); conhecimento de um documento; saber, instrução ou cabedal científico (homem com grande conhecimento). Podemos conceituar conhecimento da seguinte maneira: conhecimento é aquilo que se admite a partir da captação sensitiva sendo assim acumulável a mente humana. Ou seja, é aquilo que o homem absorve de alguma maneira, através de informações que de alguma forma lhe são apresentadas, para um determinado fim ou não. O conhecimento distingue-se da mera informação porque está associado a uma intencionalidade. Tanto o conhecimento como a informação consistem de declarações verdadeiras, mas o conhecimento pode ser considerado informação com um propósito ou uma utilidade.
Desta forma, se o conhecimento é a informação com "uso", este passa a demostrar valor para as organizações, já que possuir ou não determinado conhecimento sobre método ou técnica específica do negócio, passa a ser fundamental para a competitividade, ou seja, para estar no mercado em que está, a organização precisa dominar certos "conhecimentos" sobre o este e saber tirar disso, suas vantagens competitivas.
Tendo como pano de fundo este cenário, faz-se necessário uma disciplina que oriente modelos de gestão, onde seja possível extrair estas vantagens competitivas e posicionar a corporação em seu meio de negócios. Mas será que é possível realizar gestão de todo conhecimento na organização?

Muito se tem falado a respeito. Alguns autores defendem que não existe gestão do conhecimento, já que este é algo intangível e de difícil controle por estar, em muito, na cabeça das pessoas.
Mas, ao nos referirmos ao valor gerado pelo conhecimento depositado nas organizações é preciso ter um método, um mecanismo que auxilie os gestores a encontrarem os diferenciais competitivos corretos. Assim, gestão do conhecimento passa a ser um conjunto de práticas e metodologias capazes de orientar os gestores a extrair o máximo de valor ao acionista, dos conhecimentos existentes na organização.
Considerando que, todo o conhecimento existente na organização, não pode ser gerido em sua totalidade, para se realizar a efetiva gestão do conhecimento é preciso saber priorizar, este é o verbo.
Definir quais as alavancas estratégicas suportam o negócio para o presente e para o futuro? Quais os elementos de conhecimento devem estar presentes nestas alavancas e que merecem ter um tratamento deferenciado?
A partir da respostas a perguntas como estas, podemos iniciar projetos e programas de gestão de conhecimento, focados em gerar valor ao acionista e obter resultados focados em vantagem competitiva.
Assim, fazer gestão do conhecimento é uma ação de management fundamental aos negócios de toda e qualquer corporação, não importa o porte, ramo de atividade, segmento, etc. Basta saber o que faz e o que quer fazer no futuro...

Nenhum comentário:

Postar um comentário