terça-feira, 3 de novembro de 2009

Criando conhecimento na empresa

Olá!

Uma dica interessante aos gestores para promover a criação constante de conhecimento na empresa:

- Estimule a produção acadêmica corporativa:
Se a organização é composta por pessoas, temos a conclusão de que um verdadeiro universo de possibilidades em relação à criação do conhecimento, ocorre todos os dias. As pessoas interagem, conversam, reagem, sentem e aprendem, fazendo o fluxo do saber percorrer os mais diversos caminhos corporativos.
Desta forma, organize um grupo interno para frequentar um curso oficial (um MBA in company, por exemplo). Temos visto maior retorno, naqueles em que existe a co-participação entre colaborador e empresa no investimento, contudo, isto sempre depende do modelo cultural local. Oriente para que este grupo de formandos seja atuante e engajado no curso, indicando um rol de temas/assuntos que são estratégicos para o negócio da empresa.
Faça com que este grupo seleto de executivos, investigue tendo necessariamente, a realidade da organização como pano de fundo para suas pesquisas e investigações, tendo sempre o cuidado para orientar e nunca bloquear a criatividade dos pesquisadores. Assim, a organização sempre terá um banco de dados de pesquisas e resultados, tendo a supervisão e orientação de uma instituição de ensino, sem contar o fato de que o conhecimento gerado pelos alunos, serve como insumo para novas pesquisas.
É papel da liderança, promover o encontro entre a necessidade e o conhecimento, a fim de fomentar a inovação, o retorno e o uso do saber humano nas organizações.

Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário