domingo, 29 de novembro de 2009

Utilidade Pública: compartilhando para Segurança Pública

Olá!

Hi there!

Hoje quero compartilhar com todos, uma inovação muito importante e interessante que conheci no mundo dos Wikis: o WIKICRIMES.

Este espaço virtual foi concebido por uma equipe de pesquisadores brasileiros. Segundo estes, cerca de 60% dos crimes não são delatados oficialmente, ou seja, nem sequer viram boletins de ocorrência. Seja por medo, desconfiança em um resultado positivo, ou até mesmo vergonha...

Desta forma, fica muito dificil à polícia realizar investigações ou mapear as ocorrências.

Bom, ficava... Agora todos nós temos a oportunidade de cooperar com a segurança pública através do wikicrimes.org. Nele, os usuários podem cadastrar as ocorrências a que foram submetidos: furtos, roubos, sequestros relâmpago, etc... Basta acessar, escolher a cidade e clicar com o marcador correspondente ao delito, no ponto exato no mapa onde foi a ocorrência, e, pronto!

Você também pode usar o wikicrimes para consultar a quantidade de ocorrências existentes no bairro ou região onde pretende ficar hospedado em férias com sua familia, por exemplo...

Departamentos de polícia podem agora, ter acesso a um mapeamento dos crimes, só que agora feito pelas próprias vítimas. A veracidade dos dados é checada, o que minimiza os problemas com engraçadinhos, mas o fato é que só de ter um espaço onde as pessoas podem colaborar com a segurança já é excelente!

Ah! Em breve, o wikicrimes irá enviar ao celular/GPS dos usuários cadastrados, mensagens de texto e rotas de fuga caso entrem em áreas de risco. Não é fantástico!

Bom, compartilhe esta dica com seus contatos. É utilidade pública!

abs

http://www.wikicrimes.org/main.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário