sábado, 24 de outubro de 2009

A Teoria das Inteligências Multiplas

Olá!

Um estudo muito interessante, realizado pelo prof. Howard Gardner, trouxe à luz alguns princípios que podem apoiar a criação do conhecimento. O material abaixo é parte dos meus registros pessoais que fiz ao ler sua obra. Segue para que possamos ter algumas análises sobre o conhecimento e a pessoa:


A princípio sustava-se que os poderes do intelecto poderiam ser adequadamente avaliados por várias tarefas de discriminação sensorial – por exemplo a capacidade de distinguir luzes, pesos ou sons.
Os testes de QI apresentam poder de previsão processo acadêmico, mas relativamente pouco poder preditivo fora do contexto escolar, especialmente quando fatores mais potentes quando os antecedentes sociais e econômicos são levados em consideração.

Tipos de Inteligências:
Inteligência Lingüística

É uma forma auditivo-oral de inteligência;
Capacidade lingüística de decodificação de mensagens;
Embora as formas orais e escritas da linguagem se baseiem em algumas capacidades, habilidades adicionais específicas são necessárias nesse processo. O indivíduo deve aprender a apresentar aquele contexto na comunicação falada a partir de fontes não lingüísticas: gestos, tom de voz e situações adjacentes).
Capacidade de usar a linguagem para convencer os outros indivíduos a respeito de um curso de ação.
Os futuros escritores são os que a inteligência lingüística floresceu através do trabalho e talvez também através da sorte e do acaso genético.


Inteligência Musical
De todos os talentos com que os indivíduos podem ser dotados, nenhum surge mais cedo do que o talento musical.
Criar e compreender significados através de sons.


Inteligência Lógico-Matemática
Não se origina na esfera “auditivo-oral”, esta forma de pensamento pode ser traçada em confronto com o mundo dos objetos.
A capacidade de reunir objetos da mesma classe, serve como uma “manifestação pública” do conhecimento emergente da criança de que determinados objetos possuem propriedades comuns. Isto sinaliza, o reconhecimento de uma classe ou conjunto.
Segundo Piaget, por volta dos seis ou sete anos, a criança chegou ao nível do jovem futuro matemático. Confrontada por dois conjuntos, ela pode contar, comparar os totais, separar e determinar qual têm maior quantidade. Já adquiriu uma razoável noção do que significa quantidade.
Em suma, a base para todas as formas lógico-matemáticas de inteligências depende inicialmente do manuseio de objetos.
Capacidade de reconhecer problemas significativos e resolvê-los.

Inteligência Espacial
Capacidade de perceber o mundo visual com precisão, efetuar transformações e modificações e ser capaz de recriar aspectos da experiência visual, mesmo na ausência de estímulos físicos relevantes.
É extremamente útil nos dias de hoje, por exemplo, para um escultor ou um matemático especializado em topologia.

Inteligência Corporal Cinestésica
Indivíduos que desenvolvem domínio aguçado sobre os movimentos dos seus corpos, como dançarinos e nadadores, assim como os artesãos, jogadores e instrumentistas que são capazes de manipular objetos com refinamento.
Papéis performáticos: a dança, o ator, o atleta, o inventor.


Inteligências Pessoais
A capacidade de conhecer-se de conhecer o ambiente.
Intrapessoais e Interpessoais


Devido à hereditariedade, treinamento precoce ou, com toda a probabilidade, interação constante entre estes fatores, alguns indivíduos desenvolverão determinadas inteligências muito mais do que outros; mas todo indivíduo normal deveria desenvolver cada inteligência até certa extensão, recebendo nada além que uma modesta oportunidade para fazê-lo.

Inteligência é um conjunto de domínios de competência intelectual potencial que estão em posição de se desenvolver.

GARDNER, Howard. Estruturas da Mente – A Teoria das Inteligências Múltiplas. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1994.

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